Rafa Zimbaldi protocola projeto que incentiva empresas a patrocinarem esportes olímpicos

O deputado Rafa Zimbaldi apresentou nesta terça-feira (11/06) um projeto de lei que tem como objetivo garantir que as empresas privadas que são patrocinadoras e detentoras dos nomes dos clubes ou arenas esportivas tenham o seu nome citado pela mídia que faz a cobertura esportiva. 

“Em todo o mundo temos muitas empresas que se tornaram ‘naming rights’, ou seja, possuem os direitos dos nomes que são dados a clubes esportivos. Essa prática potencializou o patrocínio privado para o esporte, principalmente as modalidades olímpicas”, explica Rafa. “Porém, essa iniciativa vem diminuindo uma vez que a grande mídia minimiza a iniciativa dessas empresas e não cita seus nomes quando fazem referências ao clube ou ao local onde é realizada a prática esportiva, com isso estamos prejudicando o incentivo ao esporte que já é tão escasso em nosso país”, pondera. 

O projeto tem como objetivo obrigar que todos os veículos de comunicação, como jornais impressos, revistas, TV, rádio e portais de notícias citem o nome do patrocinador que detenha o “Direito da Nomenclatura” (naming rights) – seja ela de clube ou arena – toda vez que fizeram referência a eles nas coberturas jornalísticas esportivas. O projeto proíbe ainda que a mídia use abreviações para citar essas marcas e desobriga essa citação apenas para clubes profissionais de futebol de campo. 

“A falta de investimento público, pelos mais inúmeros e diversificados motivos, muitas vezes impossibilita atletas, confederações e modalidades de alçarem voos maiores e se destacarem no cenário internacional. Por este motivo, fica absolutamente clara a importância do investimento da iniciativa privada em todas as modalidades esportivas do país”, completa Rafa. 

*Naming rights*

Naming rights é Direito de Nomenclatura, é o direito sobre a propriedade de nomes. A prática da concessão de direitos de nome é bastante comum entre empresas, que compram ou alugam o nome de algum estabelecimento, espetáculos culturais e/ou esportivos trocando para o nome da própria empresa ou de algum produto relacionado

No Brasil, esta prática começou fora do esporte, com o Credicard Hall em São Paulo, criado em setembro de 1999. Já no esporte a primeira arena a adotar esta prática foi a Arena da Baixada em Curitiba, batizada em 2005 como Kyocera Arena.

Atualmente, infelizmente são poucos os exemplos de arenas batizadas com nomes de empresas privadas no Brasil. A mais importante e conhecida nacionalmente é a Allianz Parque, nesta cidade de São Paulo. Pode-se citar também a Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador e  Itaipava Arena Pernambuco, no Recife. Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos a prática é muito comum. Dos 31 estádios da liga de Futebol Americano (NFL), 26 são batizados com nomes de empresas privadas.

Esta iniciativa se tornou comum também em clubes esportivos de vôlei e basquetebol. Podemos citar como exemplos o Vôlei Campinas Renata, Sada Cruzeiro Volei, Fiat Minas, Basquete Campinas Vera Cruz, Basquete Paulistano Corpore, Basquete Mogi das Cruzes Helbor, Sendi Bauru Basket, entre outros vários. 

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