Rafa Zimbaldi visita hospital público veterinário e quer viabilizar projeto para RMC

O deputado estadual Rafa Zimbaldi visitou na manhã desta terça-feira (22/10), o Hospital Veterinário Público – unidade Tatuapé, na cidade de São Paulo, com o objetivo de conhecer de perto a estrutura do local e também os detalhes de custeio da instituição.

O local é administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), que também faz a gestão de outra unidade na Zona Oeste da cidade e nas cidades de Mogi das Cruzes, Distrito Federal e Osasco. O gerente administrativo, Sergio Luiz M. da Rocha explicou ao deputado que a unidade visitada realiza em média 250 atendimentos mensais, entre agendados e casos de emergência, além das cirurgias em diversas especialidades (ortopedia, oftalmologia e neurologia) e também realização de exames (ultrassom, de sangue e raio X).

“Sabemos que o país passa por uma grande crise econômica e que os investimentos na área da saúde devem ser prioridade dos gestores público, mas é preciso também pensar no bem estar animal, que também acaba refletindo na saúde pública das pessoas. Os pets têm um espaço importante nas famílias brasileiras e nós como representantes públicos precisamos estudar mecanismos que garantam a assistência desses cães e gatos. O hospital do Tatuapé é uma referência no país e vamos estudar a sua estrutura para que ela seja replicada em outras cidades, como Campinas por exemplo, que também foi pioneira no setor, implantando o SAMU animal”, conta Rafa.

O contrato das duas unidades da cidade de São Paulo tem um orçamento de 935 mil reais mensais, que são repassados pela prefeitura, já que a Anclipeva é uma Organização Social e venceu o chamamento público. Já em Osasco o custo é de 320 mil e em Mogi das Cruzes o valor é de 126 mil reais mensais.