
Iracemápolis: deputado Rafa Zimbaldi é palestrante sobre crimes contra jovens em ambientes digitais
Desde 2023, segundo dados do Instituto Aegis (AI), que conta com a colaboração da jornalista investigativa Carla Albuquerque, ambos integrantes da Frente Parlamentar, mais de 600 pessoas foram salvas de abusos em ambientes digitais.
O deputado estadual Rafa Zimbaldi esteve ontem na Câmara Municipal de Iracemápolis, na última quarta-feira (30) para participar de mais uma reunião regional da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A reunião contou com a presença de pais e professores, além de muitas outras pessoas atraídas pelo tema que está no cotidiano de milhares de famílias. “A participação da sociedade é fundamental para que possamos construir políticas públicas eficazes no combate à violência digital. Foi emocionante ver Iracemápolis tão engajada nessa causa,” destacou o deputado.

Diversas autoridades locais, incluindo prefeitos e vereadores do interior, também marcaram presença, reforçando o compromisso regional com a proteção da infância e adolescência no mundo virtual.
Idealizada e coordenada por Rafa Zimbaldi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar tem como principal objetivo propor ações preventivas contra crimes virtuais, especialmente em plataformas como Discord e TikTok, que têm ganhado popularidade entre crianças e adolescentes.
O deputado Rafa Zimbaldi fez questão de agradecer ao vereador Vitor Michel pela iniciativa e organização da reunião, além de reconhecer a importância da presença da prefeita Nelita, do vice-prefeito Chicão e do presidente da Câmara Municipal, Jean, que enriqueceram os debates com suas contribuições.
A palestrante convidada, a advogada Carolina Defilippi, especialista em Direito Digital e integrante da Frente Parlamentar, destacou questões fundamentais sobre os crimes cometidos em ambientes digitais e os profundos impactos que causam na vida de jovens.
Panorama dos crimes digitais
Desde 2023, segundo dados do Instituto Aegis (AI), que conta com a colaboração da jornalista investigativa Carla Albuquerque, ambos integrantes da Frente Parlamentar, mais de 600 pessoas foram salvas de abusos em ambientes digitais.
Os resultados são frutos do trabalho realizado junto ao Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.
Os dados também revelam:
- Presas 117 pessoas envolvidas em crimes em ambiente digital.
- 15 panelas do Discord desmobilizadas.
- Mais de 600 vítimas salvas.
- Mais de 59 suicídios foram evitados em 2025.
- Mais de 15 ataques em escolas foram evitados também em 2025.
Carla Albuquerque Crimes Digitais, crimes contra crianças internet, Discrord Alesp SP, Iracemapolis Crimes Digitais, Rafa Zimbaldi crimes digitais