Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazim/public_html/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Doenças raras: Alesp sedia encontro sobre Raquitismo e Osteomalácia em Adultos

Em sua 4ª edição, evento dedicado a doenças raras tem apoio do deputado estadual Rafa Zimbaldi e é organizado pelo Instituto Amor e Carinho

O Instituto Amor e Carinho, presidido por Wesley Pacheco, realiza nesta terça-feira (2), das 17h às 20h, no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), o Encontro de Raquitismo (XLH) e Osteomalácia em Adulto – Desafios na Prevenção, Diagnóstico e Acesso ao Tratamento. A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Rafa Zimbaldi, autor da Lei Estadual 17.802/2023, que institui a carteira de identificação para pessoas com doenças raras no Estado de São Paulo.

Leia mais sobre doenças raras

Tarcísio sanciona lei de Rafa Zimbaldi que cria carteira da pessoa com doença rara em SP
Rafa Zimbaldi participa do 1º Encontro de Pacientes com Raquitismo Hipofosfatêmico
Rafa Zimbaldi participa do 3º Encontro sobre Raquitismo Hipofosfatêmico na Alesp

A proposta do evento é reunir especialistas, pacientes, familiares e representantes de organizações da sociedade civil para debater os obstáculos enfrentados por adultos com XLH (Hipofosfatemia Ligada ao X) e osteomalácia, doenças raras que afetam a saúde óssea e a qualidade de vida. O encontro também visa ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso contínuo ao tratamento.

A Lei 17.802/2023, sancionada recentemente, representa um avanço significativo na garantia de direitos às pessoas com doenças raras. Por meio dela, o Poder Executivo Estadual passa a emitir, mediante apresentação de laudos médicos, uma carteira de identificação que facilita o acesso a serviços públicos e privados em todo o território paulista.

Rafa Zimbaldi ainda é autor da lei estadual 17.393/2021, que institui o Dia de Conscientização de Raquitismo Hipofosfatêmico, também uma doença rara. O distúrbio faz com que os ossos se tornem moles e doloridos, podendo, até mesmo, se curvarem.

“O reconhecimento das doenças raras como uma pauta de saúde pública é um passo essencial para garantir dignidade e inclusão. A carteira de identificação é uma ferramenta que vai ajudar milhares de paulistas a terem seus direitos respeitados”, afirma o deputado Rafa Zimbaldi.

Para Wesley Pacheco, presidente do Instituto Amor e Carinho, o evento é uma oportunidade de dar visibilidade às demandas de uma população muitas vezes invisibilizada. “Nosso compromisso é com a escuta ativa e a construção de políticas que atendam às necessidades reais dos pacientes. A união entre sociedade civil e poder público é o caminho para transformar essa realidade”, destaca.

O encontro tem apoio de entidades como AFAG, ACEPDR, Instituto Amor e Carinho, Mundo XLH, Instituto Vidas Raras e FIG UNIMESP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *