Professores e servidores da Educação do Estado: esclarecimento importante sobre o PLC 03/2022
É claro que entendo que dificilmente uma proposta que não agrada 100% a uma categoria de trabalhadores não sofrerá críticas. Aliás que bom que ainda podemos protestar, mas neste caso do PLC 03/2022, que eu votei a favor não se trata de uma proposta para prejudicar os professores e demais servidores da Educação do Estado. Muito pelo contrário. Foi justamente para valorizar cada um deles, que merecem muito mais há bastante tempo.
Eu também estudei em escola pública e sei o quanto os trabalhadores da educação sofrem com baixos salários. Mas a proposta que aprovamos é a que poderia ser apresentada neste momento e é com certeza o primeiro passo efetivo para o reconhecimento da categoria. Isso não impede que a luta por reajuste mais adequado possa ser conquistado.
Para você que não é da área da educação é importante saber que conquistamos a atualização do plano de carreira para professores do ensino médio e fundamental, diretores de escola e supervisores educacionais da rede estadual pública, e também reajuste salarial de 10% para a categoria. Isso é fato.
A aprovação da proposta contempla 240 mil servidores ativos e 190 mil inativos. Ou seja: eu não votei contra os professores. Votei a favor deles e dos demais servidores. Isso é preciso ficar claro.
O reajuste poderia ser maior e outras reivindicações atendidas? Sim, é claro, mas o que nos foi apresentado como o primeiro passo para a valorização da categoria foi o reajuste de 10% e a atualização do plano de carreira.
Outro detalhe importante: os professores em início de carreira irão receber aumento que vai elevar o salário inicial de R$ 2.886,24 para R$ 5 mil em jornada de 40 horas semanais.
O que ocorre é que as reivindicações da categoria infelizmente não foram atendidas integralmente como esperado, mas falando de forma a entender todos os lados, este é um passo importante para valorizar professores e muitos outros trabalhadores da educação. Todos merecem muito mais!
Rafa Zimbaldi
Deputado estadual
Plano de carreira Educação SP, PLC 03/2022, Reajuste 10% professores SP, Servidores da Educação