Rafa tem dois projetos de lei aprovados pela Comissão de Saúde da Alesp
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) obteve a aprovação de dois projetos de lei pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na sessão de terça-feira (22). As propostas criam a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Irlen (Projeto 1080/2019) e o Dia de Conscientização de Raquitismo Hipofosfatêmico (Projeto 397/2020).
“A aprovação desses dois projetos apresentados por mim na Alesp reforça a importância que as duas propostas têm como ferramentas de políticas públicas para todas as nossas cidades no Estado”, disse o deputado Rafa Zimbaldi, logo após a aprovação.
Pelo texto do Projeto de Lei 1080, a campanha em todo o Estado de conscientização sobre a Síndrome de Irlen será realizada anualmente na segunda semana do mês de outubro. A síndrome é considerada uma fotofobia que geralmente se manifesta através de queixas de brilho ou reflexo do papel branco, dificultando a leitura e causando desvio da atenção do conteúdo impresso, o que compromete a atenção da pessoa.
Já o Projeto de Lei 397/2020 estabelece que o Dia de Conscientização de Raquitismo Hipofosfatêmico deverá ser incluído no calendário oficial do Estado sempre no dia 23 de junho.
O raquitismo hipofosfatêmico consiste em uma grave doença genética hereditária, que ocasiona sérias deformidades no sistema esquelético humano, tornando-os moles e curvos, impedindo o correto crescimento e alongamento de importantes regiões, que são fundamentais para o equilíbrio e estatura do ser humano. Uma das condições clínicas mais severas consiste no arqueamento das pernas, em razão da deformidade óssea, além de fraturas, em função da má formação.