Deputado Rafa Zimbaldi tem projeto convertido em lei estadual sobre raquitismo

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) obteve a sanção do governador João Doria ao Projeto de Lei 397/2020, que passou a ser lei estadual no dia 1º de setembro, data da publicação no Diário Oficial do Estado. A proposta institui o Dia de Conscientização de Raquitismo Hipofosfatêmico e está em vigor sob número 17.393/2021.

O raquitismo hipofosfatêmico é uma grave doença genética hereditária, que ocasiona sérias deformidades no sistema esquelético humano, tornando-os moles e curvos. Isso impede o crescimento correto e alongamento de regiões importantes do corpo, que são fundamentais para o equilíbrio e estatura do ser humano.

“Estudos técnicos registram o raquitismo hipofosfatêmico em um a cada 20 mil pessoas, por isso a necessidade urgente de criarmos uma campanha de conscientização para que toda a sociedade possa ter conhecimento e saber identificar os sintomas iniciais da doença”, afirma Rafa Zimbaldi.

Segundo o Instituto Amor e Carinho (IAC), existem 13 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de doença rara. O raquitismo é uma das 8 mil doenças genéticas existentes.

A doença se manifesta com um amplo espectro de anormalidades, como a baixa estatura e o retardo no crescimento. Uma das condições clínicas mais severas é o arqueamento das pernas, em razão da deformidade óssea, além de fraturas, em função da má formação.

A deformidade no desenvolvimento dos ossos se dá em razão de uma falha no alinhamento dos cromossomos, ocasionando uma anomalia no tubo renal, que baixa drasticamente a concentração do fosfato na corrente sanguínea, em decorrência da eliminação exagerada e descontrolada da substância pela urina.

A escolha do dia 23 de junho para oficializar a campanha de conscientização proposta tem como referência o Dia Internacional de Conscientização do Raquitismo Hipofosfatêmico, que ocorre na mesma data.

Raquitismo Hipofosfatêmico, raqutismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *